segunda-feira, 8 de maio de 2017

Seminários 3 & 4

Seminário 3 & 4- Resumo

  • 10 de Abril
Tema:- " to blog or not to blog”, eis a questão. O grupo deve apresentar os blogs do grupo atualizado.



Nesse seminário vimos a proposta do blog como método atribuído paras a disciplinas dentro da sala, como mecanismo importante para a comunicação e apredizagem dos individuos.
Mas afina o que é o blog?
blog, ou weblog, é uma das ferramentas de comunicação mais populares da internet. A pessoa que administra o blog é chamada de blogueira(o). Uma das características dos blogs é que, em geral, eles têm um aspecto muito parecido, isto é, o usuário é limitado no que diz respeito a alterações visuais. Outra característica dos blogs é a freqüência de atualização. Alguns são atualizados diariamente, outros semanalmente, mensalmente e, em alguns casos, até várias vezes por dia. Cada atualização ou publicação no blog é chamadas de post (postagem).

Após a explicação do grupo, fizemos duas atividades: criar um blog e fazer um jornal com noticias extraordinárias da ufal/cedu.


  • 17 de Abril
Tema: - A alma da webquest;    - As webquest na Cataluna

Nesse seminário vimos o que é uma webquest e o quanto é importante na didática educacional.


WebQuest é uma metodologia de pesquisa na Internet, voltada para o processo educacional, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico.É um modelo extremamente simples e rico para dimensionar usos educacionais da Web.
Foi proposto por Bernie Dodge em 1995 e hoje já conta com mais de dez mil páginas na Web, com propostas de educadores de diversas partes do mundo (EUA, Canadá, Islândia, Austrália, Portugal, Brasil, Holanda, entre outros).
Uma WebQuest parte da definição de um tema e objetivos por parte do professor, uma pesquisa inicial oferecendo uma variedade de links selecionados acerca do assunto, para consulta orientada dos alunos. Estes devem ter uma tarefa, exeqüível e interessante, que norteie a pesquisa. Para o trabalho em grupos, os alunos devem assumir papéis diferentes, como o de especialistas, visando gerar trocas entre eles. Tanto o material inicial como os resultados devem ser publicados na Web, online.

Após a explicação do grupo, tivemos como atividade elaborar em grupo uma webquest a partir da temática apresentada pelo grupo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário