#Resumo Aula 03
Nessa terceira aula entregamos o resumo e o mapa conceitual solicitado e através da aula expositiva (Slides) podemos constatar a influência da tecnologia na vida de cada ser humano. Conhecemos também o ambiente virtual (guinteract) ao qual iremos utilizar como mediador das atividades e aulas discutidas na sala referente a disciplina Educação e Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação
SLIDES
Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades
- Tecnologia, sociedade e educação: uma encruzilhada de influências
a)Força da mudança
Sociedade do conhecimento
Identifica nova forma de organização
↓ ↓ ↓ ↓
Econômica Social Politica Cultural
Sociedade da informação
Comporta novas maneiras de
↓ ↓ ↓ ↓
Trabalhar Comunicar-se Pensar Aprender
EM SUMA VIVER
O Fenômeno da internet
Contribui para expansão rápida
↓ ↓
Da sociedade virtual e das práticas a ela relacionadas
↓ ↓
Corporações virtuais; Comercio eletrônico;
biblioteca; tele trabalho;
aulas virtuais,etc. ensino a distância,etc.
Shayo e colaboradores 2007
Identificam 4 grandes forças impulsoras
↓
Economia global
Politica de apoio
Alfabetização digital da população
Infraestrutura tecnológica
2. A Influência da Internet: Novas Ferramentas, Cenários e Finalidades Educacionais.
biblioteca; tele trabalho;
aulas virtuais,etc. ensino a distância,etc.
Shayo e colaboradores 2007
Identificam 4 grandes forças impulsoras
↓
Economia global
Politica de apoio
Alfabetização digital da população
Infraestrutura tecnológica
2. A Influência da Internet: Novas Ferramentas, Cenários e Finalidades Educacionais.
Novas Ferramentas
↓
Possui um número significativo
A educação precisa enfrentar essa nova situação
Para aproveitar essa oportunidade no sentido de formação de pessoas
Tal com o aprendizado colaborativo e cooperativo.
Acessibilidade, Usabilidade e á Adaptabilidade
↓
São propriedades das TIC e interdependentes
Quanto maior foca acessibilidade e adaptabilidade maior será a usabilidade
Usabilidade ( interface mas amigável, instrutiva e fáceis de ser utilizadas por qualquer pessoa).
A educação precisa enfrentar essa nova situação
Para aproveitar essa oportunidade no sentido de formação de pessoas
Tal com o aprendizado colaborativo e cooperativo.
Novos Cenários
↓ ↓
Educacionais Mudanças dos papeis
professores e alunos
↓ ↓
Mudanças nas variáveis Novas necessidades de interação
Acesso aos recursos
↓
Forma de interação
Conteúdos concretos
Organização de tempo e espaço
Recursos específicos
↓
Levam
↓
Esses processos para além das
paredes da escola.
Novas Finalidades
↓
Competência básica que as pessoas devem adquiri
↓
Segundo Rychen e Salganik (2001,2003)
↓
a) Ser capaz de atuar com autonomia
b) Ser capaz de interagir em grupos socialmente heterogêneos
c) Ser capaz de utilizar recursos e instrumentos de maneira interativa( meios digitais).
3. Linhas Emergentes e Seus Desafios
a) A psicologia da educação estudando as mudanças provocadas pelas TIC no contexto educacional.
b) Comparação entre as ferramentas previsíveis da Web 1.0 a Web 3.0.
Considerações Finais
a) As TIC em geral, e a internet em particular oferecem oportunidades para provocar mudanças na educação com qualidade, fundadas no principio da solidariedade.
b) Sem a compreensão da realidade sociais e educacionais, provocados pela TIC, os avanços esperado podem vir a ser uma mera operação econômica e comercial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário